segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A INVEJA



"O coração tranqüilo é a vida da carne; a inveja, porém, é a podridão dos ossos" Prov. 14:30  (Bíblia Sagrada 1.0 - Fredi Giesbrecht)
"...as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus!" Gál. 5:21
No texto citado de Provérbios 14:30 a inveja é uma doença,e, em Gál.5:21 é fruto da carne; é um dos pecados que impedem ao homem de entrar no Reino dos Céus.
Billy Graham em um de seus livros coloca a inveja como um dos Sete Pecados Mortais.
Inveja é um sentimento de aversão ao que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materias como qualidades inerentes ao ser)e de tirar essa mesma coisa da pessoa, fazendo com que ela fique sem. É um sentimento gerado pelo egocentrismo e pela soberba de querer ser maior e melhor que todos, não podendo suportar que outrem seja melhor.
Os indivíduos disputam poder, riquezas e status, aqueles que possuem tais atributos sofrem do sentimento da inveja alheia dos que não possuem, que almejariam ter tais atributos. Isso em psicologia é denominado formação reativa: que é um mecanismo de defesa dos mais "fracos" contra os mais "fortes".
Desde tempos antigos, textos escritos, que foram acentuados no Capitalismo e no Darwinismo Social, na Auto-Preservação e Auto-Afirmação, definem a inveja como a arma dos incompetentes" Wikipédia 
No Editorial da Revista Administração Eclesiástica - 1º Trimestre/2011 -(JUERP), o Pr. Valtair A. Miranda, conta a história de "dois lojistas que foram grandes amigos no passado, mas se tornaram grandes inimigos. As suas lojas situavam-se frente a frente na mesma rua. Os dois lojistas chegaram a passar o dia inteiro na porta, vigiando o negócio do outro. Quando um conseguia um freguês, lançava um sorriso de triunfo para o rival.
Certa noite, um anjo apareceu em sonho a um dos comerciantes e disse: Deus me enviou para lhe ensinar uma lição. Ele fará tudo o que você pedir. Mas saiba que o seu concorrente do outro lado da rua terá em dobro tudo o que você conseguir. Deseja ser rico? Você poderá ser muito rico, mas ele terá duas vezes a sua riqueza. Deseja uma vida longa e saudável? Você terá, mas a vida dele será mais longa e sadia. Você poderá ser famoso, ter filhos dos quais se orgulhará, tudo o que quiser. Mas tudo o que conseguir ele terá em dobro.
O homem franziu a testa. Pensou um pouco e decidiu. Tudo bem, meu pedido é: faça-me cego de um olho. 
A inveja é assim: quando não se pode ter ou ser igual ao outro, a tendência é querer o seu mal, o seu fracasso e a sua destruição.
Vivemos uma época em que muitos cristãos tem inveja do seu próximo e  pior é o caso de obreiros que desenvolvem todo um ministério eclesiástico, tendo como base a inveja dos seus colegas e das suas igrejas, e isso, depois de muitas brigas e divisões.
A Bíblia ensina: "Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros; alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram!" Rom. 12:10,15
A marca do cristão não é a inveja, e sim o amor! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário