terça-feira, 11 de janeiro de 2011

EDUCAÇÃO


BRASIL MELHORA , MAS AINDA OCUPA A 53ª POSIÇÃO

O relatório Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) 2009 da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico
(OCDE), recém-publicado, aponta que, apesar das melhorias apresentadas pelo Brasil, o país continuou abaixo da média da OCDE.
Alunos residentes na cidade chinesa de Xangai e os de vários países da Ásia estão entre os melhores do mundo quando se fala de compreensão escrita, matemática e ciências, destronando os da Europa, segundo o relatório Pisa.
Entre os países que mais retrocederam na última década, estão Espanha e Argentina.
O Brasil, para a nossa alegria, figura entre os países que mais progrediram.
A OCDE destaca, que as nações latinas se encontram, apesar do progresso de algumas delas, na parte inferior da tabela, integrada por 65 países.
O país melhor posicionado nessa região é o Chile (44°), seguido por Uruguai (47°), México (48°), Colômbia (52°), Brasil (53°), Argentina (58°) e Peru (63°).
A Argentina, que no século passado foi um país de ponta na educação no continente, teve um forte retrocesso entre o ano 2000 e 2009, caindo de 418 para 398 pontos (-20 pontos).
O Brasil superou a Argentina nesse período, passando de 396 para 412 pontos (+16 pontos), enquanto o Chile subiu de 410 para 449 pontos (+40 pontos).
O Brasil foi um dos poucos países que aumentaram as suas competências nas três matérias estudadas (compreensão de leitura, matemática e ciências).
Em matemática, a melhora do Brasil foi de 30 pontos.
Mas, não temos o que comemorar. O Enem, os Vestibulares e Concursos Públicos estão aí para demonstrar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes brasileiros. 
Já dentro do Século XXI vemos alunos concluindo seus cursos universitários e tornando-se profissionais, sem ao menos saberem falar de acordo com o nosso vernáculo.
Ainda temos muito o que melhorar na educação do nosso país!Os nossos governantes  precisam investir mais na educação do nosso povo.


Fonte:Revista Planeta/jan/2011-Edição 460

Nenhum comentário:

Postar um comentário