quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

IDENTIDADE

SÍNDROME DE CRISE DE IDENTIDADE         

Em meu ministério em Barbacena-MG conhecí um jovem, que embora muito simpático, pintou um lindo quadro, o qual expôs em sua sala de estar, com os seguintes dizeres: “Eu, João..., sou uma pessoa sozinha no mundo. Em minha casa vivo só, abandonado pela minha mãe e rejeitado por toda a minha família; Gostaria de conhecer uma linda jovem com a qual eu pudesse me casar, mas todas fogem de mim; sou desprezado por todos os transeuntes que passam por mim e pela minha casa. Não consigo um bom emprego porque ninguém valoriza a minha pessoa. Não valho nada dentro de toda a nossa sociedade. A vida para mim não tem sentido nenhum. Sou resultado do sistema! Eu gostaria de ser outra pessoa. A qualquer momento vou suicidar-me!”
Muitas pessoas neste mundo passam por essa triste experiência. Spurgeon  chama   isso de “Crise de Imagem” e diz, que  são pessoas que vivem no “Vale do Desânimo”.  Elas consideram que estão fora de um “padrão adequado”, e que não estão atuando como a maioria. Sentem-se uma ilha! Sentem-se uma figura fora do lugar que gostariam de ocupar.
Existe uma verdade bíblica que não podemos ignorá-la: Deus criou cada pessoa, para ser única no universo. Em todo o universo não existem duas pessoas iguais em todas as suas características e peculiaridades, em suas  capacidades, sua beleza, seu sorriso, seu andar, seus gostos, seu aperto de mão, seu ponto de vista e em toda a  sua estrutura.
Tudo o que se refere a você que lê essa postagem, encontra-se em um único indivíduo, desde que o mundo existe. Esse indivíduo é você. Isso é uma verdade comprovada até pela ciência. Hoje há instrumentos que identificam uma pessoa pela íris ocular, pela digital, etc. e sem margem de erro.  São instrumentos usados em algumas empresas e pelo serviço de investigação da justiça. Não existe nenhuma outra pessoa no mundo que possui a sua digital! É só você!
Tudo isso nos ensina, que cada ser humano é uma pessoa singular. Você é você! Existe somente uma pessoa que é você. É você mesmo! Isso faz de você uma pessoa muito importante! Você é alguém muito especial!
O mais importante de tudo isso, é que você é obra de um planejamento especial de Deus. Deus criou VOCÊ como Ele planejou, como Ele desejou que fosse você.
Deus planejou e criou você para ser uma pessoa distinta, única, significativa e diferente de todos os demais indivíduos da terra.
O rei Davi pensando nisso, reconheceu, que Deus criou todas as partes internas do nosso corpo, que Ele uniu todas essas partes para formar o nosso corpo, enquanto ainda estávamos no ventre de nossa mãe; que Ele nos criou de maneira perfeita e maravilhosa! Um trabalho que foi um verdadeiro milagre!
Davi disse, que ao nos criar, Deus conhecia perfeitamente cada parte do nosso corpo, enquanto ainda estávamos sendo formados no ventre de nossa mãe. Que Ele planejou todos os dias da nossa vida e os registrou em Seu livro, antes do nosso corpo tomar forma humana!” (Salmo 139:13-16)
Vivemos uma época, na qual  há uma verdadeira Síndrome de Crise de  Identidade. O conhecedor da Palavra de Deus não pode se esquecer que a sua individualidade é muito importante nos propósitos de Deus. Não podemos menosprezá-la.
Tudo o que Deus criou, Ele o fez com grandes diversidades. Ele não criou o mundo com uma só espécie de coisas. Criou a terra e os céus, os mares com peixes de espécies as mais diversificadas, na terra espécies vegetais e animais as mais diversificadas possíveis, minerais diversificados, Planetas os mais diversificados, sendo que alguns a ciência ainda não descobriu com que finalidade. Entre tudo isso e muito mais Deus criou os homens, também diversificando uns dos outros. De início Ele já criou um homem e uma mulher, sendo que aqui Ele começou a injetar na humanidade as diferenças que Ele planejou, e assim continuou até os nossos dias.
O nosso Deus gosta da diversidade, e por isso, em todos os aspectos, Ele criou você diferente de todos os demais seres humanos do planeta.
Do mesmo modo que Deus o planejou e o criou, Deus o chama para assumir a identidade que Ele lhe deu. Ele tem propósitos especiais que somente em você podem ser concretizados.
Seja qual for a sua situação! Não se afadigue, meu irmão  e meu amigo! Porque você é diferente não se sinta sozinho no mundo! Não se sinta desprezado por todos! Não se sinta desvalorizado pela pessoa que é você!  Não pense que você é resultado do sistema, nem que a sua vida não tenha nenhum sentido!
Eu tenho uma motivação especial para você: “Deus tem um propósito especial para a sua vida!”
Medite numa outra palavra do rei Davi, no Salmo 37:4-5: “Agrada-te, também, ao Senhor, e Ele concederá o que deseja o teu coração! Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e Ele tudo fará!”

Autor: Pr. José das Graças Silva Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário