segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

HUMOR EDUCATIVO

 OS LUCROS DA BEBIDA ALCOÓLICA   
Em sua palestra o conferencista  falou sobre as consequências e os lucros da bebida alcoólica. Dizia ele:
Socialmente, a bebida alcoólica traz muito prejuízo para o dependente dela: ele chega em casa sempre com mau cheiro, com temperamento agressivo e briguento e muitas vezes causando a separação entre ele e a esposa e se distanciando dos demais da família; Com relação a sociedade geralmente ele se isola. 
Segundo a Health Latin America, a ingestão de bebida alcoólica, quando metabolizada através do fígado, pode causar muitas consequências: A mais comum é a Cirrose Hepática; formação de varizes no esôfago.
Algumas partes do organismo podem ser duramente afetadas: No cérebro pode provocar acidentes, agressões e suicídio; No aparelho digestivo pode desenvolver irritações na boca e no esôfago, distúrbios gástricos que podem agravar doenças já existentes como úlcera; No intestino pode ocorrer diarréias e dificuldades na absorção de alimentos.
O uso constante de bebida alcoólica pode agravar diversas outras doenças como tuberculose e pneumonia.

O tratamento da doença é complexo e traumático.  O primeiro passo no tratamento é a desintoxicação e para isso a pessoa é internada. Nesta fase pode acontecer a síndrome de abstinência, que é caracterizada por uma série de sintomas que aparecem quando a pessoa pára de beber. Entre estes sintomas estão os tremoresalucinação e alteração do comportamento.
Muitas pessoas que sofrem do alcoolismo escondem o problema, se afastam de amigos e familiares e são incapazes de buscar ajuda ou se auto-ajudarem. 
Mas, me escutem: o único beneficiado com a bebida alcoólica é quem vende, porque geralmente, por ser um produto dos mais vendáveis, dá muito lucro!
Dois anos depois, passando pelo lugar onde proferiu a palestra, um desconhecido o parou, dizendo-lhe: Eu quero agradecer-lhe muito pela palestra que aqui fez sobre a bebida. Você foi a pessoa usada para me despertar e fazer-me mudar totalmente a minha vida e dos meus familiares.
Ouvindo isso, o conferencista lhe disse: Que ótimo! Isso quer dizer que você parou de beber, não é mesmo?
O homem disse: Não! Depois da sua palestra eu montei uma distribuidora de bebida alcoólica!





Nenhum comentário:

Postar um comentário