quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

COMPORTAMENTO


Comer em frente ao computador provoca ataques de gula



Estudo britânico indica que atenção influencia o consumo de comida

por Redação Galileu
Editora Globo
Pesquisa confirma: comer em frente à telas pode engordar. Algumas pesquisas anteriores estudaram e sugerem que a TV tem efeitos diretos na forma como nos alimentamos. Os pesquisadores da Universidade de Bristol (Reino Unido) resolveram estender a abrangência dos resultados e investigar as consequências das refeições em frente ao computador – cena bem comum em casas e escritórios nos dias de hoje.



Eles partiram da hipótese de que atenção e memória influenciam a ingestão de comida. Separaram os participantes do estudo em dois grupos. Uma parte deles almoçou uma refeição com nove tipos de comida enquanto jogavam uma partida de Paciência – o conhecido jogo de cartas no computador. As outras pessoas almoçaram sem distração. 
Os participantes que jogaram Paciência sentiram menos satisfeitos que os outros depois do almoço. E os efeitos da distração foram duradouros. Trinta minutos depois, as pessoas que se alimentaram em frente ao computador comeram duas vezes mais lanches do que aqueles que almoçaram em paz. Além disso, no fim dos testes, eles tiveram que se lembrar do que haviam comido. Mais uma vez, os distraídos se saíram pior, demonstraram falhas de memória. 
As descobertas mostram que até maneira com a qual a sociedade faz suas refeições pode interferir em sua saúde diretamente. Uma distração frequente, como almoçar na mesa de escritório enquanto checa os e-mails ou beliscar salgadinhos jogando no computador de casa, poderia levar a ingestão contínua de maior quantidade de alimentos e ao ganho de peso a longo prazo. 
O estudo revela um outro mecanismo pelo qual as horas sentado em frente à telas podem causar obesidade. “Este trabalho somado a evidências deste laboratório e de outros, mostra que a cognição, memória e a atenção em particular desempenham um papel importante no controle do apetite e no tamanho das refeições humanas”, diz Jeff Brunstrom, um dos autores da pesquisa. 
Além de tudo isso, quem usa computador, deve lembrar-se que, ele é muito sensível e sujeito a receber formigas (elas estão em todas partes), que podem até mesmo estragar teclados e outras partes do PC.
Precisamos nos educar com relação à alimentação; não somente com o que vamos comer mas,  também em que lugar tomar as refeições. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário