sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

CUIDADO SEXO FRÁGIL


Sexo frágil e a prevenção da AIDS no carnaval


A campanha de carnaval de 2011 terá como público as mulheres de 15 a 24 anos.  O público feminino foi escolhido porque a infecção entre as mulheres está em constante crescimento. Apesar de haver mais casos da doença nos homens, essa diferença diminui ao longo dos anos. Segundo o Ministério da Saúde - Departamento de DST/Aids, em 1989, a razão de sexos era de cerca de 6 casos de aids no sexo masculino para cada 1 caso no sexo feminino. Em 2009, chegou a 1,6 caso em homens para cada 1 em mulheres.




As mulheres lutaram por seus direitos sexuais, pelo direito de estudar, desenvolver uma carreira profissional e conquistar sua autonomia econômica e pessoal. Mas, quando a questão é amor e sexo, a garota volta no tempo, e ainda se comporta de forma submissa aos desejos do namorado e, presa a mitos e tabus que colocam sua vida em risco, como por exemplo, a virgindade. A virgindade ainda é muito valorizada na mulher. Sabendo disso, muitas garotas acabam cometendo equívocos incríveis para não romper o hímen – fazer sexo anal; prática sexual que quando realizada sem preservativo é a de maior risco de infecção pelo HIV. Na contra mão dos fatos, pesquisas mostram a dificuldade de a garota negociar o uso da camisinha por medo de perder o namorado, de ser julgada "galinha", ou ainda pior: não usar preservativo em nome do amor, acreditando que "quem ama confia". Tais comportamentos fazem da mulher o verdadeiro sexo frágil.

A infecção pelo HIV se dá pelo contato direto com o sangue, o sêmen e as secreções vaginais, e isto pode acontecer no sexo oral, mas principalmente, na relação vaginal e no sexo anal. O ânus e a vagina são órgãos muito vascularizados, revestidos por um tecido delgado chamado de mucosa. Na relação sexual, especialmente durante a penetração, o pênis provoca atrito na vagina ou no ânus, causando micro-fissuras nas paredes das mucosas, aumentando o risco de que o HIV presente no esperma entre na corrente sangüínea.

Outro fator que aumenta a vulnerabilidade da mulher à Aids é a menstruação. Quando a mulher está menstruada, a descamação da parede do útero, o deixa completamente exposto ao HIV. Fazer sexo menstruada é "entregar o ouro para o bandido", pois o vírus atinge a corrente sangüínea sem precisar fazer esforço.

Como se não bastasse tudo isso, o canal vaginal é um órgão interno, o que dificulta à mulher perceber qualquer alteração na vagina. Muitas vezes, ela só descobre que tem uma infecção, ou mesmo uma DST, se consultar um ginecologista, ou quando a doença já está bastante adiantada. Uma infecção agrava ainda mais a fragilidade da parede vaginal, aumentado a vulnerabilidade da mulher à Aids.

Meninas sejam espertas e fiquem fora desta estatística da Aids. Se existe sexo frágil, estes são o sexo anal e o vaginal, quando o assunto é Aids. Portanto, alguns cuidados são fundamentais na sua vida, e especialmente, no carnaval:

- Nunca delegue o cuidado com o seu corpo. O corpo só tem um dono, e este é você. Quando você delega, o outro pode não priorizar os seus interesses.

Uma palavra muito importante para as mulheres é que devem cuidar melhor do seu corpo, porque ele  pertence a quem o criou: DEUS. O apóstolo Paulo diz em I Cor. 6:18-20: "Fugi da prostituição! Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpoOu não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo!" 

Assusta o crescimento da Aids nas mulheres. Em vinte anos basicamente quintuplicou. Um pouco desse resultado desastroso tem como causa a luta pela emancipação feminina. A mulher conseguiu se elevar a patamares nunca sonhados, mas continua sendo vulnerável em muitos aspectos. Ela ainda não conseguiu libertar-se das questões relacionadas com a virgindade e com os perigos da vida sexual ativa em nossos dias.

A mulher continua sendo aquele ser, que quando precisa dizer não, devido aos seus eternos medos acaba cedendo aos desejos e caprichos masculinos e geralmente com final trágico.

A mulher precisa aprender, que independentemente do que pensa e quer  o homem, ela tem o seu valor. Quando Deus criou homem e mulher, o fez conforme a Sua imagem e semelhança. Quando entrou o pecado no mundo, Deus providenciou um plano de salvação  incluindo a mulher.


Jesus Cristo disse que "Deus amou ao mundo de tal maneira, que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna!" (João3:16). O amor de Deus tem como alvo também a mulher. Deus quer a sua salvação também. Deus quer a sua libertação, inclusive dos seus medos e limitações.


Outra verdade é que não precisa de negociatas, prejudicando-se e destruindo-se, porque a mulher tem o seu valor simplesmente pelo fato de ser mulher. Desfrute deste privilégio! 

Maria Helena Vilela

Nenhum comentário:

Postar um comentário