Translate

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

MEMÓRIA

MEMÓRIA PUXADA POR UM FIO

                                                                                     

Entenda E como EMPTY (VAZIA) e F como FULL (CHEIA)

Nada será colocado aqui que garantirá que sua memória não o deixará na mão diante de problemas de física, diante de raciocinios para trabalho, etc.
O que será feito aqui é ajudá-lo a fazer, desta vez, um exercício para puxar pela memória. Memória é inesgotável, não acaba, nem se cansa. Quem se cansa é o dono da memória, mas se ele puxar sua memória se aproximará cada vez mais, sem dor e sem estafa alguma.
Mais algumas considerações sobre memória perdida, mas logo encontrada, pelo menos as causas.
Há alguns anos atrás atendemos um adolescente de quinze anos que preocupado com um comentário sério e grave de seu professor de matemática de 1o. colegial que lhe disse para investigar o que estava ocorrendo com sua memória.
A família alertada e que não poupava nada para este adolescente se sair bem em tudo e especialmente em seus resultados escolares, o que não estava ocorrendo, o levou ao clínico geral que o encaminhou ao neurologista. Nada comprovado como problema da memória.
Mas o fantasma continuava aceso para assustar bem o adolescente.
Trouxeram-no então para um psicodiagnóstico aliado à Orientação Profissional.
Nas investigações realizadas percebemos que o adolescente não sabia multiplicar (e como dividir sem saber multiplicação), nem desconfiava a tradução numérica das letras de algarismos romanos e vários outros pormenores, nem tão pequenos assim e que influenciavam toda a caminhada de aprendizagem. Avaliada em outras situações sua memória era brilhante, mais precisamente muito superior à média.
Conclusão do psicodiagnostico para ele e para qualquer um. O que não entrou na mente, não é guardado pela memória. Ela não age sozinha, ela necessita da abertura de aprendizagens e de conhecimentos para fazer qualquer armazenagem dentro da mente.
Orientação a seguir para o adolescente uma aceleração de aprendizagens básicas para poder chegar a seu estágio escolar vigente, na época (hoje ele termina faculdade). Não perguntem como era aprovado e etc., pois ele estudava em boa escola particular.
Voltando ao fio da memória.
Algo que se pode fazer é o que segue exemplificado escrito muitas vezes com português errado, mas aproveite para treinar seu conhecimento da língua e corrija para você mesmo, ou pelo menos tente não escrever errado.
Exemplo:

Veja a idade que voce tem e faça uma adaptação ao quadro criando ou eliminando linhas. Pode seguir ano a ano em cada linha ou ampliar para períodos, mas entenda que quanto mais esmiuçar, a memória menos falhará e mais trabalhará.
Quanto ás colunas vamos entender estes tipos de memórias.
Memória visual - memória de coisas vistas. É siscitada por cores, formas, acontecimentos visuais, etc.
Memória auditiva - é suscitada pela lembrança de um som constante ou não, de determinada musica de determinada conversa ou frase ouvida,etc.
Memoria paladar - lembrança de gostos através do paladar, de alguma comida que alguem tenha feito, algum doce experimentado, etc.
Memoria olfativa - cheiros de infanca e de qualqeur tempo. Cheiro de lar suscitado por cheiros de bolos, pães e qualquer outro. Perfumes marcantes prórpios ou de alguem, etc.
Memoria de lazer - com o que se brincava, como se divertia, o queeram seus brinquedos preferidos, suas atividades etc.
Memória de estudos- o que se aprendeu em determinada idade. Uma aprendizagem gostosa, ou uma infeliz, etc.
Memória de dor física - um tombo, machucado, uma doença,etc.
Memória emocional - alguma emoção, algum gesto afetivo positivo ou não, perdas, reencontros felizes etc.
Memória de desejos - o que se esperava conseguir, como sonhava o futuro, como procurava por algo, ou alguma pessoa, etc
Memória de realizações - o que conseguiu em determinadas idades, conquistas, sucessos etc.
Os tantos etcs. ao final das definições é para dizer que tudo é válido e você pode ter experiências alem das sugeridas.
Faça o quadro, pois é um registro auto-biográfico também. Não se poupe para melhor auto-conhecimento e ainda por cima TREINANDO A MEMÓRIA.

BRINDE - BALEIA CÉREBRO DE MEMÓRIA

Outro dia uma menina de 4 anos desenhou uma baleia e ia explicando tudo o que desenhou. Explicou que era o cérebro da baeia aquela "aguinha" que pula para cima.
dsejamos que seu cérebro para memória seja como o pretenso cérebro da baleia. Jorre para todos os lados dentro e fora do cérebro. SUCESSSOS!!!
Melhor  uma baeia do que a memória do elefante. Na baleia tambem cabe bastante e ainda pula alegre e feliz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário